Quarta, 24 de Abril de 2024 - 09:00
Reunião de Colegiado - PPGCDS

Centro de Desenvolvimento Sustentável

Sexta, 09 de Agosto de 2024 - 08:00
Dedetização do Prédio

Centro de Desenvolvimento Sustentável

CDS-3.png

Rede CLIMA

 

A Rede CLIMA (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais ) foi instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia-MCT no final de 2007. Tem como objetivo principal gerar e disseminar conhecimentos para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e pelos efeitos das mudanças climáticas globais.

 

A Rede Clima, coordenada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é formada por outras 15 sub-redes nacionais envolvendo diversas instituições de pesquisa. A sub-rede Desenvolvimento Regional, coordenada pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, investiga os desafios para o desenvolvimento regional em diferentes contextos territoriais em face das mudanças climáticas, com o objetivo de identificar os potenciais impactos dessas mudanças na sustentabilidade do desenvolvimento de territórios produtivos na Amazônia, no Cerrado e no Semi-Árido, focalizando a vulnerabilidade, resiliência e adaptação desses sistemas.

 

Os trabalhos da sub-rede do CDS/ UnB se iniciaram em 2009. Além do financiamento pelo MCT, ela recebe apoio financeiro de outras fontes, com destaque para o PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado), da Capes. Dentre as instituições parceiras do CDS na sub-rede constam a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual de Mato Grosso, a Embrapa Semi-Árido, a Universidade Federal do Tocantins e a Universidade Estadual do Amazonas.

 

A partir de 2016, a Rede Clima desenvolve ainda dois projetos integrativos envolvendo todas as sub-redes: o de Segurança Socioambiental e o de Segurança Hídrica, Energética e Alimentar. O primeiro é coordenado pelo CDS-UnB. O objetivo geral do projeto é integrar pesquisas realizadas pela Rede Clima (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais), no âmbito das sub-redes Desenvolvimento Regional, Cidades, Saúde, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Zonas Costeiras, Energias Renováveis, Políticas Públicas e Divulgação Científica. O objetivo é o de avaliar vulnerabilidades e medidas de adaptação de populações urbanas e periurbanas no baixo-submédio rio São Francisco, particularmente nas regiões do Semiárido, entre os municípios de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Piranhas (AL) e a região costeira.

 

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (4).

 

Integrantes: Saulo Rodrigues Pereira Filho - Coordenador / Gabriela Litre / Marcel Bursztyn / Carlos Hiroo Saito / Melissa Volpato Curi / Stéphanie Nasuti  / Cristiane Barreto  / Patrícia Mesquita / Carolina Milhorance  / Michelle Morimura  / Larisa Gaivizzo  / Diego Pereira Lindoso.

 

Financiador(es): Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico .