Main Page

Última atividade: Modificado ..clique

Atenção Processo Seletivo Mestrado 2017

18/04/2017

Atenção: na prova de línguas é permitido o uso de dicionários, mas apenas impressos. Nenhum equipamento eletrônico poderá ser utilizado durante as provas.

Inscrições homologadas - Atualizado

Edital Seleção Mestrado 2017

Oportunidade de Pós-Doutorado no PPG-CDS

12/04/2017

Oportunidade de bolsa pós-doc

Depoimento de Igor Alyson Alencar Oliveira, mestre pelo PPGCDS, formado em 2009.

igor

A minha experiência como estudante do curso de Mestrado Acadêmico no PPGCDS foi positiva, enriquecedora e profissionalmente desafiadora. A possibilidade de participar de um ambiente onde o foco é o desenvolvimento sustentável foi muito estimulante, com intensas trocas de experiências e trabalho árduo. A diversidade cultural e de formação existente entre os pós-graduandos e os docentes é a pólvora desta bomba.

O PPGCDS tem muito a oferecer a engenheiros florestais, formados para trabalhar com florestas (às vezes apenas com eucalipto), e que muitas vezes ignoram a existência do elemento humano. Apesar de ser mais fácil ignorar este elemento, sabemos que é impossível.

Alguns paradigmas foram quebrados, junto com uma porção de preconceitos. Sinto que me tornei menos radical, embora tenha continuado a ser militante. As habilidades de negociação e de persistência são fundamentais para a resolução dos conflitos socioambientais.

Concluir o mestrado com abordagem interdisciplinar me levou a trabalhar numa escola disciplinar, o que se tornou o meu desafio atual. Posso afirmar que a minha experiência no PPGCDS tem me ajudado a quebrar estes limites entre as disciplinas. A nossa equipe do Instituto Federal de Brasília tem se esforçado bastante para romper estas barreiras no curso superior de tecnologia em agroecologia.

O discurso do desenvolvimento sustentável hoje é obrigatório para empresas e outras instituições, já que estamos em um mundo em que todos querem ser sustentáveis, ou pelos menos todos dizem que são sustentáveis. Esta situação abre oportunidades, mas também nos coloca o permanente desafio de reduzir as distorções em relação ao conceito, ou de manter uma espécie de lealdade ao tema estudado.

O mestrado passou rapidamente, mas o vínculo permanece, uma vez que esta fonte ainda tem muito a me oferecer. Por este motivo continuo de olho nas programações do PPGCDS, matriculo-me como aluno especial quando possível, e pretendo retornar em breve como estudante do curso de doutorado.

Brasília, outubro 2013.

Igor Alyson Alencar Oliveira é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Campus de Planaltina; é vinculado ao Colegiado de Agroecologia. Atua no Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, no qual ministra as disciplinas Vivências em Bases Agroecológicas; Ecossistemas Brasileiros; e Bioma Cerrado; no curso técnico em Agropecuária leciona a disciplina de Agroecologia, Silvicultura e Gestão Ambiental.

Veja de onde o CDS
está sendo acessado