Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável (PPG-CDS) é vinculado ao Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB).

O PPG-CDS tem por objetivo promover a ética da sustentabilidade por meio do diálogo entre os saberes, a produção de novos conhecimentos e a formação qualificada de técnicos de nível superior. Sua principal finalidade é fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão, em temas relacionados à sustentabilidade.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Sustentável se subdivide em dois níveis: Doutorado e Mestrado.

Curso de Doutorado destina-se a formar profissionais de alto nível em Desenvolvimento Sustentável, atuantes, de forma interdisciplinar, como pesquisadores autônomos, docentes em cursos de graduação e pós-graduação e gestores e executores de programas públicos e privados de desenvolvimento sustentável.

Mestrado Acadêmico tem por objetivo promover a formação inicial de docentes e pesquisadores e gestores e executores de programas públicos e privados de desenvolvimento sustentável.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável (PPG-CDS) tem como Área de Concentração Política e Gestão Ambiental, que está dividida em três linhas de pesquisa:

1. Políticas públicas, cultura e sustentabilidade;

2. Tecnologia, consumo e sustentabilidade;

3. Território, Meio Ambiente e Sociedade.

Acesse aqui o Regulamento completo do PPG-CDS

Contato:

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da UnB mantém a nota 7 na Capes

Em 19 de dezembro de 2022 a CAPES divulgou as notas de avaliação de todos os 4.512 programas brasileiros de pós-graduação strictu sensu. Essas notas valem para o quatriênio 2017-2020 e resultam da mais recente rodada de avaliação, dentro de um processo que remonta aos anos 1970. As notas variam de 1 a 7.

A nota 7 foi obtida por apenas 185 programas brasileiros (4,1% do total). São os programas de excelência, que recebem a avaliação mais alta em todos os quesitos. Dos 90 programas mantidos pela Universidade de Brasília, apenas 6 (6,6%) atingiram a nota 7.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável (PPGCDS), que alcançara a nota 7 na avaliação anterior (em 2017), manteve essa nota na avaliação recém-anunciada. Isso consolidou o seu status de programa pioneiro e bem-sucedido na área das ciências ambientais.

O PPGCDS, criado em 1996, teve uma trajetória ascendente nas avaliações da CAPES: nota 4 em 2001, nota 5 em 2004, 2007 e 2010, nota 6 em 2013 e nota 7 em 2017 e 2020. Os seus cursos de doutorado e mestrado deram origem a cerca de 260 teses de doutorado e 690 dissertações de mestrado, além de aproximadamente 400 monografias de especialização.

Alcançar e manter a nota 7 resultou do trabalho conjunto de (i) um corpo docente com formações e experiências nacionais e internacionais diversificadas, (ii) de discentes dedicados vindos de todos os estados brasileiros e de cerca de 12 outros países e (iii) do apoio administrativo eficaz de nossas secretarias.

Algumas semanas antes da divulgação da avaliação mais recente da CAPES, o Centro de Desenvolvimento Sustentável, ao qual o PPGCDS é filiado, conduziu a sua quarta reunião de planejamento estratégico. Durante vários dias, docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos discutiram a trajetória e o futuro do CDS e do PPGCDS, dentro da perspectiva de enriquecer e diversificar as atividades que levaram ao alcance e à manutenção da nota 7.