Decanato de Extensão

É responsável por promover atividades de extensão por meio dos institutos, faculdades e departamentos da universidade, com o objetivo de incentivar a interação entre a UnB e a sociedade, integrando as artes e a ciência ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento social.

Foco de atuação

Imprimir à extensão universitária a valorização de espaço potencializador das ações acadêmicas por meio de três dimensões: Interlocução – fomento e articulação de programas e projetos inter e multidisciplinares como elemento de vinculação dos saberes e fazeres; Desenvolvimento – prática comunitária da pesquisa como elemento de investigação científica e aprimoramento humano; Construção – interfaces de temas transversais como ferramentas para a construção social e integração de políticas.

Missão

Contribuir para democratizar as relações entre a Universidade e a sociedade em busca do desenvolvimento sustentável.

Visão

Ação de extensão da UnB, integrada e coordenada pelo DEX com padrão de excelência acadêmica, é reconhecida pela comunidade interna e é referência nacional e internacional.

Sobre a Decana de Extensão

Olgamir Amancia é doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009), mestre em Estado, Política Pública e Gestão da Educação pela UnB (2002). Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pelo Centro de Ensino Superior de Brasília (1985). Atualmente é professora adjunta na Universidade de Brasília/FUP no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e conselheira do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília para o período de junho/2016 a junho/2020.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Gestão da educação, Planejamento da educação e avaliação institucional, Filosofia e Sociologia da Educação, Políticas para mulheres, Gênero e sexualidade associados à educação.

Saiba mais em: http://dex.unb.br/odecanatodeextensao

Como se define uma atividade de extensão?

O documento norteador da Política Nacional de Extensão, apresenta a seguinte definição de Extensão Universitária:

A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. (FORPROEX, 2012, p.28)

A resolução N. 0060/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília da Universidade de Brasília, em convergência com o postulado na Política Nacional de Extensão, define dessa forma os objetivos e as diretrizes das atividades de extensão na Universidade de Brasília:
As atividades de extensão na Universidade de Brasília (UnB) têm como objetivo primordial promover uma relação universidade/sociedade mutuamente transformadora, articulando ensino e pesquisa, por meio da arte, da ciência, da tecnologia e da inovação.

§ 1º Constituem diretrizes gerais para orientar a formulação e a implementação das atividades de extensão: a interação dialógica, a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade, a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão e o impacto na formação do estudante e na transformação da sociedade.
a) a interação dialógica orienta o desenvolvimento das relações entre a universidade e os setores sociais, superando o discurso da hegemonia acadêmica;
b) a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade contribuem para a proposição de ações de extensão mais efetivas que possam combinar especialização e consideração da complexidade inerente às comunidades, aos setores e aos grupos sociais que participam dessas ações;
c) a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão pressupõe que as atividades de extensão são mais efetivas se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas e de geração de conhecimento;
d) o impacto na formação do estudante em atividades de extensão traz qualidade à sua formação, quando estiver sustentada em iniciativas que: viabilizem a flexibilização curricular, permitam a integralização dos créditos, sejam supervisionadas por um professor, expressem com clareza as atribuições do estudante e possuam uma metodologia de avaliação;
e) a diretriz impacto na transformação social configura as seguintes características nas atividades de extensão:
• a consideração da complexidade e da diversidade da realidade social;
• a abrangência, de forma que o conjunto de ações possa ser suficiente para oferecer contribuições relevantes para as comunidades;
• a efetividade na solução de problemas.

Saiba mais em: Dex UnB - Extensão

A Câmara de Extensão

A Câmara de Extensão é a instância política do DEX, de caráter deliberativo, presidida pelo Decano de Extensão, é composta por um representante de cada Unidade Acadêmica, por um representante de cada Órgão Complementar e/ou Centro afeto à Extensão e por três representantes discentes, todos com mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um mandato, conforme normatizado pelo CEPE. Indica-se que o número de discentes seja estipulado em 1 /7 ou 15% dos membros, conforme a Lei n. 9.394/1996 (LDB).

Vide: Capítulo III, art. 4º da RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO N. 060/2015.

Baixe a Resolução CEPE N60/2015

Atribuições da Câmara de Extensão

São atribuições das Câmaras do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - cada uma em sua competência - emitir pareceres, analisar propostas e projetos, regulamentar normas do Conselho e apreciar recursos de decisões dos Conselhos de Institutos e Faculdades, quando atenderem aos critérios de admissibilidade.

Saiba mais em: http://www.dex.unb.br/sobre-camara