A Extensão no CDS

O CDS passou a fazer parte e ter um membro na Câmara de Extensão somente em 2017.  Criou-se um Colegiado composto por professores, estudantes da Pós-graduação e graduação. A Portaria de criação período set/2017 a set 2018 é a seguinte: (anexo) A segunda Portaria de renovação dos membros foi criada em 17/9/2018 e está em vigor.

Projetos de Extensão CDS Projetos de Extensão de Ação Continua (PEAC) no CDS:

Vitrine da Sustentabilidade.

Coord.: Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti

Vice-coord.: João Nildo de Souza Vianna

Trata-se de um projeto de extensão universitária com fins pedagógicos. Partindo dos resultados do projeto de pesquisa, coordenado pelo professor Joao Nildo Vianna, "Desafios da Valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos - potencial da digestão anaeróbia na redução de resíduos, na produção de energia e de biofertilizantes", busca dimensionar, instalar e qualificar uma Unidade Integrada Sustentável demonstrativa de produção e uso de energias renováveis para aplicação, integral ou parcial, em comunidades isoladas ou de baixa renda. Este projeto de extensão está em consonância com as políticas de estado que podem conduzir o país na direção de uma economia sustentável. Por outro lado, seus objetivos são aderentes às metas nacionais para a descarbonizarão da economia, conforme instruções contidas no documento INDC - Contribuição Nacionalmente Determinada Pretendida, registrado na ONU como contribuição brasileira para acordo do clima na COP 21-Paris 2015.

Projeto de Extensão de Ação Continua (PEAC): Coleta Seletiva Solidaria

Coord: Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti

O projeto Coleta Seletiva Solidária da UnB se enquadra na missão do Centro de Desenvolvimento Sustentável na questão da coleta, triagem e reciclagem de resíduos sólidos na UnB. Visa a conscientização da comunidade acadêmica para a questão da separação dos resíduos secos e orgânicos, e a disposição final correta. Cumpre o Decreto 5940/2006 que estabelece que todos os resíduos produzidos em órgãos públicos provenientes de compra com verbas publicas sejam doados para cooperativas de catadores do DF, mediante editais de seleção. O projeto se estende para campanhas educativas e publicitarias e produção de materiais didáticos para a sensibilização e conscientização.

O Núcleo de Agroecologia da Universidade de Brasília

Parceria entre a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária e o Centro de Desenvolvimento Sustentável

Coord: Profa. Flaviane Carvalho e Prof. Thomas Ludewigs

O Núcleo de Agroecologia da Universidade de Brasília surge com a estratégia de desenvolver, de forma contínua, atividades em redes multiinstitucionais, identificando e sistematizando experiências territoriais cujos acúmulos deverão mapear ou influenciar processos de inovações sociais e adequação e/ou novos desenhos tecnológicos e de políticas públicas.

Para tanto integra unidades acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento como o Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) localizados no campus Darcy Ribeiro, além de professores (as) e estudantes do Programa de Pós -Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-MADER), da Faculdade UnB Planaltina(FUP) e parceiros externos como Embrapa, cooperativas e associação de agricultores(as) familiares e assentados (as) da reforma agrária, entidades executoras de extensão rural, Organizações não Governamentais, extensionistas rurais, educadores(as) e estudantes. Tem como princípio metodológico a participação em rede com atividades previstas na construção do conhecimento agroecológico em unidades de aprendizagem em temas como mercados, sistemas agroflorestais sucessionais, gestão da água, inovação e políticas públicas.

A equipe formada no projeto representa o anseio de unir esforços no trabalho em rede para potencializar a agroecologia e a produção responsável no bioma Cerrado.