CDS-3.png

Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa – REALP

REALP.png1979-2018: 21 anos de colaboração em ensino e pesquisa na temática da sustentabilidade entre Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola e Moçambique.

A REALP foi criada em 1997, com o objetivo geral de promover a cooperação científica entre Portugal e o Brasil, especificamente na temática de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A rede foi formada também com o objetivo específico de criar e gerir cursos de Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais em ambos os países. Os instituidores da REALP foram os Ministérios do Meio Ambiente do Brasil e Portugal ao JICA-GRICES(atual FCT) de Portugal, a CAPES, o CNPq, as universidades de Aveiro, de Évora, dos Açores e Nova de Lisboa, as Universidades de Brasília e as Federais do Amazonas, Pernambuco e Santa Catarina.

Nos anos seguintes, a REALP se expandiu, incorporando a Universidade  de Cabo Verde (UniCV),  a Universidade Agostinho Neto (UAN) de Angola, a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique, a Universidade de Lisboa e mais recentemente a Universidade Federal do Ceará Em 2016 a rede criou o curso de doutorado internacional em Gestão e Políticas Ambientais (DGPA), em conjunto com a Universidade de Cabo Verde. O DGPA é parte de um projeto estruturante e interdisciplinar. Ele tem várias missões: formar seis pós-doutores, formar doutores, criar uma unidade de ensino e pesquisa interdisciplinar, e implantar um curso de Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais (MGPA). Esse curso deverá absorver os doutores formados no DGPA e estruturar linhas de pesquisas acopladas às teses dos futuros doutores.

Quatorze alunos com as mais diversas formações acadêmicas formaram a primeira turma do DGPA. Eles são oriundos preponderantemente da UniCV.A execução curricular desta primeira edição do DGPA envolveu a participação de docentes de todas as universidades que integram a REALP, com destaque para docentes da própria UniCV, que atuam como co-orientadores das teses. Os doutorandos se formarão até meados de 2020.

O CDS-UnB é o responsável pela Coordenação Internacional do DPGA. O  projeto do Curso de Mestrado (MGPA), construído pela Universidade de Évora e pela UnB, com a participação da UniCV, já foi aprovado pela UniCV. O seu início está previsto para 2019.

A segunda edição do Doutorado (DPGA) será realizada na Universidade Agostinho Neto. A previsão é que ele se inicie 2019. A terceira edição do DPGA está planejada para ocorrer na Universidade Eduardo Mondlane.

A REALP promove encontros científicos anuais, sediados alternadamente nos países anfitriões. A parte parte científica de cada um desses eventos recebe em torno de 150 artigos e posters. Durante estes encontros ocorrem também reuniões de avaliação e planejamento dos representantes das instituições componentes da rede. Em 2018, o XX Encontro da REALP ocorreu na Universidade de Aveiro.

15 projetos de pesquisa foram executados no âmbito da REALP, vários deles financiados pela Fundação de Ciência e Tecnologia - FCT (Portugal), Fundação Camões, Fundação Calouste Gulbenkian, CAPES, CNPq e União Europeia. O intercâmbio de professores e alunos entre as universidades da REALP é uma rotina que resulta dos projetos de pesquisa. Os resultados destas pesquisas deram origem a três livros publicados:Science and Tecnology for Environmental StudiesSustainable Development: Energy, environment and natural disastersReservoirs and River Basin Management: Exchange of Experiences from Brazil, Portugal and Germany.

A REALP tem um coordenador nacional em cada país. Até maio de 2018 a coordenação no Brasil esteve a cargo do CDS-UnB, na pessoa do Professor João Nildo Vianna (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A partir de junho de 2018 a coordenação brasileira passou para o CCA da Universidade Federal do Amazonas, na pessoa do Professor Henrique dos Santos Pereira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Mais informações sobre a REALP podem ser obtidas em http://www.realp.uevora.pt